O Cristão e As Artes Marciais

Compartilhe

 

Uma jovem de nossa congregação, por nome Nathália, me enviou a seguinte pergunta: 

Pastor, eu pratico arte marcial… (Muay Thai)… Gostaria de saber o seu entendimento a respeito.

 

Minha Resposta:

Nathália, temos informações de que as artes marciais têm profundas ligações com as filosofias e religiões orientais, a começar pelo nome – MARCIAIS – que vem de MARTE, nome romano do deus grego ARES, o deus da guerra.

Em sua origem, as artes marciais eram um método para se alcançar mais espiritualidade e alcançar estados superiores de consciência.

Hoje em dia, as artes marciais têm uma forte ligação com o desporto. De 1983 para cá que as artes marciais foram aceitas como prática esportiva.

Se você pratica o Muay Thai ou qualquer outra arte marcial em uma academia cujo único objetivo é a prática de um esporte, visando o bem estar físico e psicológico, creio que não há implicações espirituais. Porém, se a prática de qualquer uma das lutas marciais forem ensinadas em um templo ou academia religiosa, com objetivos de se conhecer e aplicar os valores das doutrinas filosóficas que estão por trás de tais práticas, isso tem sim, implicações na nossa vida espiritual, uma vez que no seu bojo, as doutrinas filosóficas das seitas orientais estão na contramão dos ensinamentos bíblicos.

Em Cristo, Sandoval Juliano – 20 de janeiro de 2015. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *