Qual o Simbolismo da Água na Bíblia?

Compartilhe
Recebi um e-mail da irmã Magda Pimentel que me fez a seguinte pergunta:
 
A paz do Senhor!! Eu gostaria de tirar uma dúvida, se possível!?! – No livro de 1 Samuel, cap 7.6, na tradução da minha Bíblia está escrito assim: “Quando eles se reuniram em Mispá, tiraram água e a derramaram perante o senhor”.
 
Pois bem… eu gostaria de saber o que significa água na Biblia? ou…..qual seria o motivo deles terem tirado água e derramado perante o SENHOR? na verdade, eu não compreendi esse versículo. Pode me explicar, por gentileza?? 
 
MINHA RESPOSTA:
 
Olá, Magda!
 
Muito interessante esse texto! Por que Samuel derramou água perante o Senhor? – A água, na Bíblia é um símbolo da Palavra de Deus, em sua ação purificadora. Veja o que Paulo disse em Efésios 5:26 – … Cristo amou a Igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela Palavra.
 
Essa ação purificadora da água, relacionada à vida espiritual, foi bem exemplificada no batismo de João. As pessoas se dirigiam a ele confessavam suas culpas e eles as batizava com água, dentro do rio Jordão, como símbolo de lavagem dos pecados. Com isso, aquelas pessoas estavam sendo preparadas para receberem a mensagem de Cristo, que viria logo a seguir. Os sacerdotes, antes de iniciarem qualquer sacrifício, precisavam se lavar com água, como símbolo de purificação.
 
Ø Levítico 16:24 – E banhará a sua carne em água no lugar santo, e vestirá suas vestes; então sairá e preparará o holocausto, e o holocausto do povo, e fará expiação por si e pelo povo.
 
Portanto, irmã Magda, quando o profeta Samuel derramou água perante o Senhor, no ato de uma confissão pública, e de reconciliação com Deus, ele fez isso como ato profético, como símbolo da lavagem da culpa comunitária, em favor da qual ele orara.
 
Que a água é símbolo da Palavra de Deus em sua ação purificadora, regeneradora e geradora de nova vida em Cristo, podemos nos certificar nas palavras ditas por Cristo a Nicodemos e depois ratificada pelos apóstolos Tiago e Pedro.
 
Ø João 3:5 – Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
 
Ø Tiago 1:18 – Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.
 
Vejam que Tiago usou a expressão: Nos gerou pela palavra da verdade. Isto nos remete a João 17 que diz: Santifica-os na verdade, a Tua palavra é a verdade. Um texto vai completando e dando sentido ao outro.
 
Ø Pedro 1:23 – Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.
 
Relacionando os textos de Pedro e de Tiago às palavras de Jesus a Nicodemos, vimos que a água, pela qual devemos nascer de novo, é a palavra da verdade, a Palavra de Deus.
 
Em Cristo, Sandoval Juliano – 27/10/2014. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *