II Timóteo 4:8

Compartilhe

Comentário Bíblico do Novo Testamento – 2 Timóteo 4:8

                                Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

Como deve ser a coroa que receberemos no céuQuantas devem ser as coroas que receberemosA Bíblia fala em coroa da vida – Tg 1:12 , coroa de glória – 1Ts 2:19 , e, coroa de justiça – 2Tm 4:8 . Também fala que a coroa dos 24 anciãos é de ouro – Ap 4:4 . E a nossa, como será?

Quando o apóstolo Paulo falou da coroa que lhe estava reservada no céu, não se importou em dizer se ela seria de ouro, prata, grande, cheia de pedrinhas de brilhante, se seriam três coroas ou se uma só. Paulo chamou a nossa atenção apenas para um detalhe em relação à coroa que receberemos de Deus – Ela reflete a justiça de Deus sobre o que fizemos para Ele, enquanto aqui na terra estivemos. Ela é a coroa da justiça, ou seja, ela corresponde exatamente ao que fizemos. O Senhor não nos premiará pelo nome que tivemos, pelos títulos que conquistamos, pelo tamanho da igreja que pastoreamos, pelos anos de vida que vivemos, nem por termos sido membros desta ou daquela igreja. Deus não é como os políticos brasileiros que dão títulos de cidadãos honorários a alguém desconhecido pela população, só porque é empresário, artista famoso ou porque tenha um sobrenome célebre. Deus é o “justo juiz”. Todas as nossas obras serão por Ele pesadas na balança – 1Sm 2:3 ; e em seguida serão provadas pelo fogo – 1Co 3:13 . A obra que tiver sido feita para Deus com integridade não sofrerá danos, resistirá ao fogo, mas a obra que não foi feita com integridade se desfará – 1Co 3:15 .

Paulo estava convicto que o julgamento seria justo e que ele seria galardoado pelo empenho, pela dedicação, pela integridade, pelo amor e pelo compromisso.

Que coroa você espera receber do Senhor? Que tratamento Ele lhe dispensará? Há momentos em nossa vida que o Senhor age, em relação a nós, como pastor, como advogado, como guia, como mestre, como pai. Se o Senhor, agindo como juiz, vier ao seu encontro e lhe disser: Neste próximo ano vou lhe abençoar, na mesma medida da sua dedicação para com a minha obra, neste ano que estamos encerrando… Como ficaria sua situação?

Todavia, você pode argumentar que Paulo disse que este galardão só lhe seria dado “naquele dia”. É verdade. Há um galardão que está reservado para “aquele dia”. Porém, aqui na terra, o Senhor abençoa o seu povo e esta bênção, segundo nos diz a Bíblia, é correspondente ao tratamento que damos à sua obra e aos seus servos. Veja:

O SENHOR retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do SENHOR, Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar. – Rute 2:12.

Então dirá o homem: Deveras há uma recompensa para o justo; deveras há um Deus que julga na terra. – Salmos 58:11.

O galardão da humildade e do temor do SENHOR são riquezas, honra e vida. – Provérbios 22:4.

Eis que o Senhor DEUS virá com poder e seu braço dominará por ele; eis que o seu galardão está com ele, e o seu salário diante da sua face. – Isaías 40:10.

Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo. – Mateus 10:41.

Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Romanos 4:4.

Desta forma, II Timóteo 4:8 é um brado de vitória por parte de quem está a um pé da eternidade e um alerta para quem faz pouco caso da obra de Deus, para quem desperdiça o precioso tempo que lhe é concedido nesta vida e para quem não é íntegro.

Que o Senhor nos trate da mesma maneira como tratamos Sua obra, Seus servos e Sua Palavra!!!

Em Cristo, Sandoval Juliano – O Presbítero – 24.12.2011.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *