Introdução – I – O que é Bibliologia

Compartilhe

 

INTRODUÇÃO – PARTE I 

O QUE É BIBLIOLOGIA

Bibliologia é a matéria da teologia que nos conduz para dentro do conhecimento da Bíblia Sagrada como livro. Nos estudos superiores, esta matéria é chamada também de ISAGOGE, um termo grego que significa conduzir para dentro. A bibliologia tem para nós, estudantes da Palavra de Deus, a mesma finalidade que tem o cardápio apresentado pelo garçom em um restaurante ou sorveteria, ou, talvez, a mesma finalidade que um mapa tem nas mãos daquele que procura por um caminho ou endereço. Portanto, bibliologia é o estudo dos assuntos introdutórios à Bíblia.

POR QUE É IMPORTANTE ESTUDAR ESTA MATÉRIA?

Considero importante este estudo, e por isso eu o apresento neste site, por ter ele a capacidade de nos dar uma visão panorâmica da Bíblia como livro. Antes de conhecermos a mensagem, é importante conhecermos o livro, sabermos como ele foi escrito, por quem, em que circustâncias ele foi escrito, de que maneira foi conduzida a sua tradução, qual a sua composição, sua estrutura, seus propósitos, sua prova de autenticidade, sua sequência histórica e cronológica e outros assuntos dessa natureza.

Passo a passo vamos estudar este tema e espero que você nos acompanhe, que pesquise em outras fontes sobre a matéria e participe, deixando o seu comentário para que nosso estudo seja enriquecido e se torne bem dinâmico.

Veja os demais textos que publicamos na Seção Bibliologia… 

Leia o próximo texto, clicando no seguinte link:

http://www.sandovaljuliano.com.br/site/bibliologia/25-introducao-ao-estudo-da-biblia/65-introducao-ii-a-importancia-das-escrituras

Vamos juntos!

Em Cristo, Ev. Sandoval Juliano

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *