Nomes Com a Letra “E”

Compartilhe
                                                                                         
ESTER – O nome Ester, no aramaico, língua  administrativa e religiosa do Império Babilônico, tem a mesma pronúncia de Ishtar e no acádio, idioma falado na antiga mesopotâmia, se pronuncia Sitâr, ambos significando “estrela”. Porém, quando buscamos no hebraico, encontramos o nome Ester ligado à sua raiz verbal “STR“, que significa “esconder” ou “aquele que se esconde”.
          No caso da rainha Ester, a primeira pessoa na história que levou esse nome, sabemos que o seu nome hebraico era Hadassa, que significa “murta” – Et 2:7 . Como sabemos que os reis medos e persas costumavam nomear os estrangeiros que assumiam posição de destaque na vida palaciana, relacionando-os aos seus deuses, e por encontrarem em Hadassa o aspecto de uma estrela e o semblante de uma deusa, deram a ela o nome Ester – Ishtar ou Sitâr, nome de uma deusa babilônica, cultuado pelos acádios. Ishtar era a deusa da fertilidade, representada pela lua, a quem chamavam de “a rainha das estrelas”.
          Por coincidência, as flores da murta têm a forma de uma estrela, com muitos filetes e grãos de pólen, dando um aspecto cintilante.
 
 Flor da Murta
 
          Ester, o livro, a história – Foi vã a tentativa de  sufocar o relacionamento do povo hebreu com o Deus de Israel. O que prevaleceu foi exatamente o significado hebraico que a palavra Ester carrega – “esconder ou aquele que se esconde“. É exatamente assim que Deus está presente na história do livro de Ester. Até seu nome está escondido. É um dos dois livros onde a palavra Deus não aparece na Bíblia. Em toda a narrativa encontramos: a) Um povo que esconde sua raça para não ser perseguido – Et 2:10 ;  b)  Uma nação da qual Deus “escondeu sua face” em razão de seus muitos pecados – Is 54:8 ;  e  c) Um Deus que se esconde por detrás dos acontecimentos, como se não estivesse lá, mas conduzindo a história – Is 45:15 .
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fontes:
 
Livro: Ester – Introdução e Comentário – Joyce G. Baldwin – da Editora Mundo Cristão
 
Livro: Ester – A mulher que enfrentou o palácio – Comentáro Bíblico – Sandro Gallazzi – Editora Vozes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *