Nomes Com a Letra “J”

Compartilhe

                                                                                                    

JAIR Do hebraico – Significa: Ele iluminará ou aquele que foi iluminado por Deus. É um nome bíblico de um dos juízes de Israel. A forma grega do nome Jair é JAIRO, que tem exatamente o mesmo significado.

JABEZ Do hebraico – As letras deste nome, quando transpostas em seu idioma original fica JAZEB que significa: aquele que entristece ou que causa dor. Trata-se de um personagem bíblico da tribo de Judá que tornou-se conhecido por uma oração que mudou seu destino e sua sorte, tornando-o “mais nobre que seus irmãos”, quando inicialmente tudo parecia conduzi-lo a uma vida marcada pelo fracasso – 1Cr 4:9 ; 1Cr 4:10 .

JABESDo hebraico – Outro nome bíblico – Signifca: seco ou fonte sem água – 2Re 15:1 . Havia uma cidade nos tempos bíblicos que levava este nome e em alguns textos era chamada de JABES-GILEADE, ou seja, terra seca no território de Gileade. Ainda hoje existe uma localidade/vila com o nome Wady Yabes, que fica próximo de Bete-Seã, às margens do Jordão. Acredita-se que nesta locallidade  situava-se a antiga cidade bíblica chamada Jabes-Gileade (Columbia Encyclopédia. Trata-se de um vale, semelhante a um leito de um rio, profundo, porém seco. De onde vem o nome Jabes, fonte sem água, em hebraico Wady Yabe. Na época da chuva a água das montanhas corre por este vale formando um riacho e desemboca no Rio Jordão.

JAMES – Variante inglesa para Jaime. O nome JAIME deriva do nome francês Gemmes(hoje em desuso) que, por sua vez deriva do  latim Iacobus, que por sua vez é uma latinização do nome hebreuYa’akov (יעקב) ou Jacó, que significa lieralmente calcanhar. De fato, sabe-se que Jacó teria nascido segurando o calcanhar de seu irmão gêmeo  Esaú. Porém, na cultura hebraica um fato marcante determina ou altera o significado do nome de uma pessoa. Às vezes o nome é criado para fazer lembrar um incidente, como no caso de Jabez, acima. Desta forma o nome JACÓ passou a ter o sentido de suplantador em alusão às duas vezes em que Jacó enganou seu próprio irmão e a seu pai.

JANESDo hebraico. significa: aquele que fala – 2Tm 3:8 . Foi um dos dois mágicos que foram chamados por Faraó para se oporem a Moisés e operar os mesmos sinais que ele operava e que dizia ser a manifestação do poder de Deus – Ex 7:11 . Este nome pode ser uma variante de Joannes.

JAMBRESDo hebraico – Significa: oponente  – 2Tm 3:8 . É possível que o nome real deste homem fosse Mambres. Foi um dos dois mágicos que foram chamados por Faraó para se oporem a Moisés e operar os mesmos sinais que ele operava e que dizia ser a manifestação do poder de Deus – Ex 7:11 . Numenius; o filosofo, fala de Janes e Jambres como sendo escribas Egípcios, e famosos pela habilidade nas artes magicas, os quais se opuseram contra Moisés quando os Judeus foram expulsos de Egito.

JAZIELDo hebraico – Significa: Deus distribui – 1Cr 7:13 . Não é o mesmo Jaaziel de 1Cr 15:18 . Porém, a maioria dos dicionários dão a este nome o mesmo significado do nome Jaaziel. Ainda que escrito com a letra “S” – JASIEL, não muda a pronúncia nem o significado.

JAAZIELDo hebraico – Significa: o Deus que vê. Jaaziel era um levita e foi o profeta que foi usado por Deus para animar a Josafá quando este estava diante de poderosos inimigos e não sabia o que fazer – 2Cr 20:14 .

JEDIDIAS (em árabe سليمان Sulayman) segundo nome, dado pelo profeta Natã ao rei Salomão. Nome que em hebraico significa “Amado de IHVH” – 2Sm 12:24 . 2Sm 12:25 .

JEREMIAS – Do hebraico Yirmeyahu ou Yirmeyah – Significa: O Senhor funda, no sentido de lançar um fundamento. A forma grega do nome é Hieremias, como aparece na Septuaginta e, no latim Jeremias.

JOÃO VICTOR – O nome João Victor junta os nomes João, de origem hebraica, que significa “agraciado por Deus” e o nome Victor, do latim, que quer dizer “vencedor ou conquistador”. Portanto, João Victor é “Vencedor agraciado por Deus”.

JULIANA Do latim – Significa: cheia de juventude; descendente de Júlio, Júlia, ou nascida em julho. Variante no italiano é GIULIANA.

 

 

 

 

  Fontes consultadas:

Bíblia de Estudo das Profecias da Editora Atos

Dicionário Bíblico Ecumênico – da Editora Didática Paulista

Wikipédia, a enciclopédia livre

Livro: Os Nomes Bíblicos e seus significados, do autor Evandro de souza Lopes

LivrO; Nomes de Bebês, do autor Mandiro

Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa – Editora Melhoramentos

Dicionário Online de Português

www1.ci.uc.pt/plantas

Site www.significado.origem.nom.br/nomes

Site www.origemdonome.com

Site http://www.pibjo.org.br/pdf/bib/cg23.pdf

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *