Nomes Com a Letra “S”

Compartilhe

 

SALATIEL – Nome de origem hebraica – signifca: Aquele que eu pedi a Deus. É mais um nome bíblico. Trata-se de um dos ascendentes na geneaologia de Jesus Cristo – Mt 1:12 .

SALOMÃO – O nome Salomão ou Shlomô (em hebraico: שלמה, deriva da raiz Shalom, que significa “paz”, tem o significado de “Pacifico”. Foi adicionalmente chamado de JEDIDIAS (em árabe سليمان Sulayman) pelo profeta Natã, nome que em hebraico significa “Amado de IHVH” – 2Sm 12:24 ;  2Sm 12:25 .

SALOMÉ – Do hebraico – sérë – O nome deriva da palavra hebraica shalom e significa: aquela que traz a paz. Na Bíblia duas mulheres são citadas com esse nome. Uma é a filha de Herodias – Mt 14:6 ; Mc 6:22 , aquela que foi instigada por sua mãe a pedir a cabeça de João Batista em um prato. A outra é a esposa de Zebedeu – Mt 27:56 , aquela que pediu a Jesus para dar a seus filhos duas cadeiras no possível trono – Mt 20:20 . Ela aparece, também, ao lado da cruz, no dia da crucificação de Jesus – Mc 15:40 . Um detalhe curioso é que quando cruzamos as informações dos 4 evangelistas e especialmente o texto de Jo 19:25 , descobrimos que Salomé era irmã de Maria. Ou seja, Tiago e João eram primos de primeiro grau de Jesus.

SAMUEL –  Origem hebraica – Significa: Aquele a quem Deus ouve. Esse nome foi dado como uma forma de afirmar que Deus é aquele que ouve as nossas súplicas. Ana, mãe do profeta Samuel, era uma mulher estéril e depois de ter sido humilhada por sua concorrente, suplicou ao Senhor que lhe desse um filho e, como gratidão, consagraria esse filho ao Senhor por todos os dias de sua vida. Deus lhe atendeu e a esse menino ela chamou Samuel. De fato, Samuel tornou-se um homem de oração e o Senhor se comprazia em respondê-lo.

SANDOVALDo latim – Significa: Governante – teutônico(língua alemã) – O verdadeiro que governa.

SARA – De origem hebraica –  שָׂרָה (Śārāh) – Significa: Princesa, soberana – Gn 17:15 .  A maioria dos dicionários, especialmente na internet, afirmam que esse nome tem origem árabe. Não é verdade. Os árabes são descendentes de Ismael, filho de Abraão. Portanto, na época de Sara, ainda não existia o povo árabe. O nome Sara, mesmo quando escrito com “h” no final, não altera a pronúncia nem o significado.

SARAI – Primeiro nome da esposa de Abraão. Sarai, de origem hebraica, significa “Yahweh é príncipe”. Na origem, a palavra Sarai está no mesmo campo semântico que Sara. Portanto, etimologicamente, não têm significados diferentes. A diferença está no concento que o nome adquiriu com a história de vida da pessoa que possuía o nome. Sarai está relacionado à epoca de vida em que a esposa de Abraão era estéril. Portanto, tem uma conotação relacionada à esterilidade – Gn 16:1 . O nome Sara enfatiza a função e participação da mulher de Abraão nas promessas e alianças feitas ao patriarca. A bênção sobre Abraão também é dádiva graciosa sobre a vida de Sara. O mesmo Deus que muda os nomes é o mesmo que transforma a história de vida e destino de seus filhos. O novo nome além de celebrar o pacto de Deus com Abraão, marca uma mudança de rumo na história dos povos. Reis e príncipes procedentes de Sara dirigirão a vida dos povos; o Messias, descendente de Abraão,  regerá as nações hostis com vara de ferro (Sl 2) – Gl 3:16 .(Fonte: http://shev84.multiply.com/)

SAULO almejado ou aquele que foi pedido, solicitado. É um nome de origem hebraica e tem sua citação na Bíblia Sagrada. Foi o primeiro rei da história do povo hebreu. Tornou-se rei a pedido da nação judaica que sentia a necessidade de ter um rei como todas as outras nações o tinham. Reinou por quarenta anos e teve sua história marcada pela insubordinação à vontade divina, sendo por isso rejeitado por Deus e tendo, como consequência, um reinado turbado e fracassado.

SAULO – Maneira grega de escrever SAUL. Tem o mesmo significado do nome Saul.

SÓSTENES – Nome de origem hebraica, citado pela primeira vez na Bíblia – 1Co 1:1 . Trata-se de um líder da sinagoga judaica em Corinto que converteu-se ao Evangelho e foi influente na consolidação da Igreja naquela região, tornando-se um auxiliar do apóstolo Paulo. Seu nome significa O FORTE ou O INQUEBRANTÁVEL.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *