Criados Para a Felicidade

Compartilhe


Os seres humanos ocupam um lugar especial na criação, pois são  os únicos seres capazes de conhecer e amar o seu criador.

Temos a capacidade  de pensar e amar  e somos dotados  de um espírito  que nos torna imagem e semelhança de Deus. Esses dons nos fazem  realmente especiais  e diferentes  das outras criaturas. Somos gente-pessoas, e não apenas  coisas que ocupam  um lugar no espaço!

Recebemos tudo para vivermos felizes. Infelizmente muitas das vezes não sabemos dar valor a isso. Não respeitamos nosso semelhantes e, às vezes,  nem a nós  mesmos.

Podemos  usar  o diálogo  e a amizade  para resolver  as coisas, podemos  pôr  em prática nossa capacidade  de amar. No entanto, na maioria das vezes  preferimos discutir, brigar e até  praticar atos ainda mais violentos. Quando as atitudes  irracionais  prevalecem, a razão ficam em segundo plano.

Há pessoas que do ponto de vista material, não precisam de nada, mas se deixaram levar por caminhos  ilusórios, distanciando-se cada vez mais da felicidade e da dignidade.

Infelizmente muitos seres humanos agem de maneira errada, enganando e  prejudicando  os seus semelhantes, sem perceber  que fazem  isso a si mesmos.  Não sabem usar a liberdade  para obter a auto-realização, para satisfazer  o seu desejo  de felicidade.

Essas pessoas acham que devem levar vantagem em tudo e acabam  frustradas e infelizes.

Elas esqueceram-se de que é Deus quem nos dá vida  e espera que vivamos dignamente, fazendo bom uso da liberdade  que ele nos deu.

Viver com dignidade é viver de maneira íntegra, correta, respeitando e sendo respeitado.

Respeito não se acha, é preciso conquistá-lo. Se a pessoa não se respeitar, não poderá esperar que a respeitem.

É por nossas atitudes, isto é por nossa maneira de agir, nossa postura, nosso comportamento, que vamos  abrindo  espaço no ambiente  em que vivemos  e conquistamos  o respeito das pessoas.

Livres para escolher  o nosso caminho, inteligente  e portanto  capazes de distinguir o certo do errado, cabe  a nós fazer  a nossa opção.

O que queremos fazer da vida  que recebemos, com tanto amor, do Criador? – Como estamos valorizando  esse dom  maior que é a vida?

Muitas vezes fazemos  coisas  sem pensar  nas  conseqüências de nossos atos e depois sofremos. Fazer ‘o que dá na cabeça’, deixar-se levar  pela empolgação  do momento, não querer ouvir  pessoas mais experientes, não são atitudes  ponderadas  de uma pessoa responsável.

As conseqüências boas ou ruins, dos nossos atos recaem sobre nós. Mas muitas vezes  também atingem outras pessoas. Precisamos assumi-las, portanto, uma vez que somos nós os responsáveis  por nossos atos e não Deus. O criador  nos deu liberdade  e condições  para optar  em todos os momentos  de nossa vida.

É muito bonito ser livre, lutar pela liberdade, mas também  devemos assumir  com responsabilidade  todos os atos  que cometemos em nome dela.

Precisamos ir a luta, sim – viver intensamente, mas com dignidade. Só assim  encontramos  a felicidade   que tanto queremos .

Desejamos a felicidade, mas muitas vezes vamos no sentido contrário  e não a encontramos

 

 

 

1 – Explique com suas palavras o que significa viver de maneira digna?

 

2 – O que você entende por ser livre para escolher  o seu próprio caminho?

 

3 – Você se considera respeitado por seus colegas ? Porque?

 

4 – Faça uma pequena dissertação com o tema: VALORIZANDO A VIDA

 

5 – Faça associação com as seguintes palavras:  LIBERDADE  e  RESPONSABILIDADE

 

 

Este assunto foi trabalhado em uma aula de ensino religioso, pelo Pb. Jeremias Oliveira, para alunos de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, na cidade de Itaboraí – RJ .

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *