06 – A Identidade do Anticristo

Compartilhe

 

Nos livros de Daniel e Apocalipse o anticristo é apresentado como sendo uma pessoa que se levantará com enorme poder político e religioso logo após o arrebatamento da igreja.

No Apocalipse ele é chamado de “A Besta que subiu do mar” – Ap 13:1 . Em 2 Tessalonicenses ele é chamado de “iníquo” – 2Ts 2:8 , em Daniel ele é chamado de “homem vil” – Dn 11:21 , e, na primeira Epístola de João ele é chamado de “anticristo” – 1Jo 4:3 .

Quando colocamos lado a lado todos os textos que falam sobre esse personagem, conseguimos obter informações diversas. Se relacionarmos todas as informações obtidas conseguiremos traçar o perfil e, portanto, obteremos a identidade do anticristo.

Vamos, então, relacionar todas as informações que estão nos textos bíblicos a respeito do anticristo.

 

01. Entendemos como anticristo um homem que será a personificação do próprio Satanás. Em Apocalipse 12 diz que no momento do arrebatamento haverá uma batalha nos céus entre o arcanjo Miguel e seus anjos, contra o Dragão, figura de Satanás, e seus demônios. O diabo e seus demônios serão lançados à terra, com permissão para exercer suas maldades por um curto período de tempo, o qual entendemos, pela profecia de Daniel 9 que será um período de 7 anos.

Ø Apocalipse 12:12 – Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu até vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.

Ø 2 Tessalonicenses 2:9-12 – A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,  

Esse período de 7 anos, correspondente à septuagésima semana de Daniel 9, é o período que conhecemos como Grande Tribulação, conhecido também como o Grande e Terrível Dia do Senhor. Em Daniel 8:19 diz que esse acontecimento se dará no “tempo da ira”, no “tempo do fim”.

Ø Apocalipse 7:14 – … E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as embranqueceram no sangue do Cordeiro.

Ø Sofonias 1:14,15 – O grande dia do SENHOR está perto, sim, está perto, e se apressa muito; amarga é a voz do dia do SENHOR; clamará ali o poderoso. Aquele dia será um dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas.

Ø Mateus 24:21,22 – Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos escolhidos serão abreviados.

 

02. Os acontecimentos desse período de 7 anos se darão em duas etapas. A primeira etapa corresponde à primeira metade da semana, ou seja, os primeiros três anos e meio. Essa primeira etapa será de prosperidade e de falsa paz. É o período em que o anticristo conquistará as nações e especialmente o povo de Israel.

Vejamos o que a Bíblia diz sobre isso:

Ø Daniel 9:27 – E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação;…

Ø Daniel 12:11 – E desde o tempo em que o sacrifício contínuo for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias.

Ø Apocalipse 12:14 – E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente.

Ø Apocalipse 13:5 – E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses.                                            

 

03. Apocalipse 13 retrata o anticristo como a Besta que subiu do mar. Todos os comentaristas bíblicos concordam que a palavra “mar” em Apocalipse 13 fala de nações.

Daniel registra no capítulo 7 do seu livro uma visão de quatro animais que subiam do mar e que representam os quatro impérios que surgiriam entre as nações, a partir daquela visão. Cada animal tinha uma aparência específica, caracterizando o perfil de cada um dos impérios. Os três primeiros tinham, respectivamente, a aparência de leão com asas de águia, urso e leopardo. O quarto animal era um ser diferente, que ele nem soube descrever, era terrível e espantoso. Ou seja, se ele pudesse dar um nome a esse animal, Daniel o teria chamado de A Besta que subiu do mar. Ainda em Apocalipse 13 diz que a Besta tinha partes em seu corpo, dos outros três animais que aparecem na visão de Daniel. Tinha o corpo como o do leopardo, os pés como de um urso e a boca como de um leão. Portanto, trata-se da mesma figura ou pessoa.

Em resumo, o anticristo surgirá de entre as nações que fazem parte daquele império representado pelo quarto animal. Ou seja, ele não será oriundo da nação de Israel.

 

04. A quarta informação que obtemos, ainda em Daniel 7 é que esse personagem será um rei. O quarto animal, a besta que surgiu do mar, tinha dez chifres em sua cabeça. Isso está de acordo com Apocalipse 13:1. E, no versículo 24 de Daniel 7, diz que “os dez chifres são dez reis”.

Em seguida, Daniel diz que após esses dez reis se levantará outro, e que será diferente dos primeiros e abaterá três reis. Com essa informação, e, sabedores que somos que o quarto império mundial que surgiu após a visão de Daniel foi o Império Romano, e que o Império Romano teve como seu território principal de domínio a Europa, concluímos que dentre as nações européias surgirá um rei que se sobrepujará a todos os outros e se tornará um grande líder mundial.

 

05. A quinta  informação que temos está em Daniel 8:23 que diz que esse rei será entendido em adivinhações. Isto está de acordo com Apocalipse 13 que diz que toda terra ficará maravilhada perante a Besta por causa das operações miraculosas que fará. Ainda mais depois que surgir a “Besta que subiu da terra”, o falso profeta, a respeito de quem se diz que até fogo fará cair do céu à vista de todos.

 

06. A próxima informação que extraímos dos textos que falam sobre o anticristo é que ele usará de engano para fazer uma aliança com as nações, e, principalmente com a nação de Israel. Até hoje os israelitas vivem esperando a vinda do Messias prometido pelos profetas no Antigo Testamento. Jesus Cristo veio, mas eles não o receberam, nem como Filho de Deus, nem como o Messias prometido. 

Ø Daniel 9:27a –  Ele firmará aliança com muitos por uma semana…

Certamente os judeus aceitarão esse homem extraordinário, como o seu Messias prometido, por isso farão com ele essa aliança.

Também, é para esse período, que está profetizado que o Templo de Salomão será reconstruído em Jerusalém, no mesmo lugar onde o primeiro templo foi levantado.

Ø Apocalipse 11:1,2 – E FOI-ME dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo e disse: Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram. E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses.

 

07. Sabemos, também, que no meio desta semana, ou seja, no meio desse período de 7 anos, a aliança que o anticristo houver feito com os judeus será quebrada.

Ø Daniel 9:27b – ... e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.

A aliança será quebrada quando o anticristo declarar aos judeus que na verdade ele não é o Messias, mas sim, o próprio Deus. A partir desse momento ele passará proferir blasfêmias contra o Deus de Israel e assentará seu trono no templo, exigindo a si adoração.

Ø 2 Tessalonicenses 2:3,4 – Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que venha antes a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição. O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus. 

Ø Apocalipse 13:6,8 – E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, paa blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu. E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

 

08. Será nesse momento que o anticristo vai implantar o seu sinal na testa ou na mão direita de todos os habitantes da terra. Receber esse sinal é uma demonstração clara que cada pessoa vai dar, de que aceita o anticristo como fonte de verdade, como líder e como Deus.

Ø Apocalipse 13:16,17 – E faz que a todos, grandes e pequenos, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.

 

09. Outra característica marcante do anticristo é que ele vai ser inimigo das religiões. Ele será o único homem na história que conseguirá unificar as religiões, convencendo o mundo de que as religiões são um atraso para o desenvolvimento da humanidade. Porém, o que destaca na revelação bíblica, é que o anticristo não é inimigo das religiões porque tem esse entendimento. O objetivo dele é atacar o cristianismo, os cristãos. A Bíblia diz que ele perseguirá ferozmente aqueles que se declararem cristãos, os prenderá, os torturará e os matará de forma impiedosa.

Ø Daniel 11:28 – Então tornará para a sua terra com muitos bens e o seu coração será contra a santa aliança; e fará o que lhe aprouver… 

Ninguém se engane, até o diabo sabe que o povo de Deus na terra é a igreja de Cristo, os verdadeiros cristãos que O amam e O obedecem.

 

10. Outra informação importante é sobre quem serão os aliados do anticristo no combate aos cristãos durante o período da Grande Tribulação – OS DESVIADOS do Evangelho. Isso mesmo, os que se afastaram de Cristo, que abandonaram a fé, e por isso não participarão do arrebatamento. Esses mesmos serão convencidos que o anticristo estará falando a verdade. Sempre achamos que os desviados se reconciliariam com Cristo depois do arrebatamento, pelo fato de que eles terão a plena certeza que a mensagem do Evangelho é verdadeira. No entanto, não é isso que a Bíblia diz:

Ø Daniel 11:30,32 – E voltará, e se indignará contra a santa aliança, e fará o que lhe aprouver, voltará e atenderá aos que tiverem abandonado a santa aliança. E aos violadores da aliança ele com lisonjas perverterá, mas o povo que conhece o seu Deus se tornará forte e fará proezas.

Ø 2 Tessalonicenses 2:9-12 – A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na iniquidade.

 

11. O anticristo comandará uma guerra sem igual contra a nação de Israel. É a guerra que a Bíblia chama de Armagedon, onde ele convocará exércitos de vários países do mundo para tentarem aniquilar de vez os judeus e destruir a cidade de Jerusalém.

Ø Apocalipse 16:14 – Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso. E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom.

Ø Zacarias 14:2 – Porque eu ajuntarei toda as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forcadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o restante do povo não será extirpado da cidade.

No final desta batalha, quando o cerco estiver apertado contra os judeus, eles clamarão por misericórdia e nesse momento, os céus se rasgarão e Cristo descerá, com poder e grande glória, acompanhado pela igreja que houvera sido arrebatada 7 anos atrás.

Jesus Cristo glorificado, pisará os pés no Monte das Oliveiras, o qual se fenderá ao meio, e para proteger o seu povo, o povo de Israel, Jesus guerreará contra o anticristo pessoalmente.

Ø Zacarias 14:3 – E o SENHOR sairá e pelejará contra esta nações, como pelejou, sim, no dia da batalha.

Ø Zacarias 14:4 – E naquele dia estarão os seus pés sobre o Monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; o o Monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul. 

 

12. O Anticristo, ousado e muito auto-confiante, sairá em peleja contra Jesus. Será um duelo de gigantes, como se o anticristo tivesse condições de enfrentá-Lo.

Ø Daniel 8:25 – … E no seu coração se engrandecerá, e destruirá a muitos que vivem em segurança; e se levantará contra o Príncipe dos príncipes.

Ø Apocalipse 19:19 – E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exercitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo e ao seu exército. 

No entanto, Jesus sairá vitorioso nessa batalha. O anticristo e o falso profeta serão presos e, pelo sopro da boca de Jesus eles serão vencidos e empurrados vivos no lago de fogo, que ainda não terá sido inaugurado até àquele momento.

Ø Daniel 8:25 – … E no seu coração se engrandecerá, e destruirá a muitos que vivem em segurança; e se levantará contra o Príncipe dos príncipes, mas sem mão será quebrado. 

Ø 2 Tessalonicenses 2:8 – E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo resplendor da sua vinda;

Ø Apocalipse 19:20 – E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com fogo e enxofre.

Em Cristo, Sandoval Juliano – 17 de janeiro de 2015. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *