Idolatria, Feitiçaria e Avareza

Compartilhe
 
Gl 5.19 – Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia,
 
Gl 5.20 – Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
 
Estamos tratando das obras da carne e do fruto do espírito. Entendemos por obras da carne as atitudes pecaminosas e, por fruto do espírito, as virtudes procedentes de uma vida dirigida pelo Espírito Santo e pela Palavra de Deus.
 
No texto anterior estudamos as três primeiras obras da carne, prostiuição, impureza e lascívia. Essas três obras da carne foram estudadas juntas porque fazem parte de um conjunto, de um mesmo tema: Pecados sexuais.
 
Hoje estudaremos mais três obras da carne que também estão encadeadas, entrelaçadas. São elas: IDOLATRIA, FEITIÇARIA e AVAREZA. Em todos os textos que relacionam obras da carne, quando uma dessas palavras aparece, ou aparece mais uma delas ou as outras duas. Elas estão juntas porque estão relacionadas ao pecado da substituição de Deus ou de algum projeto de Deus por outrem ou por alguma coisa que equivalha.
 
IDOLATRIA –  Originalmente, culto aos ídolos. Mas, de forma mais abrangente, idolatria é o amor ou a dedicação excessiva de alguém por uma pessoa, por uma idéia ou por um objeto. A idolatria não é outra coisa senão, colocar Deus em segundo plano. As obras da carne, são atitudes pecaminosas identificadas no meio evangélico. Quando Paulo escreveu suas epístolas, ele as escreveu aos crentes, não aos ímpios. Portanto, ao falarmos de idolatria, como obra da carne, não imaginemos alguém ajoelhado diante de um ídolo. Imaginemos um crente que estabelece algo em sua vida, seja uma meta, seja o seu ministério, seja o talento que ele tem no serviço ao Senhor, seja sua família, seja seus bens, seja sua beleza, seja um cantor ou pregador famoso, seja seu título ministerial… Tudo o que ocupa o primeiro lugar em nossa vida pode ser interpretado como idolatria.Aos amados crentes em Corintos, Paulo adverte veementemente: “Amados, fugi da idolatria” – 1Co 10:14 .
 
FEITIÇARIA – Pharmakeia, é a palavra grega de onde originou farmácia e depois feitiçaria. Isto se deve ao fato de que a feitiçaria era, no mundo antigo, basicamente, o uso de produtos farmacêuticos para o envenenamento ou para a elaboração de um feitiço. Feitiçaria, está relacionada à idolatria, porque um dos desdobramentos da feitiçaria é a adivinhação que é a arte de tentar decifrar a vontade dos deuses com o uso de técnicas de magia. A feitiçaria está presente no mundo moderno com diversas faces. Onde se vê aplicação de técnicas ocultistas, vê-se presente uma forma de se tentar substituir os recursos divinos, concedidos pelo Espírito Santo, por outros meios, sejam técnicas voltadas para a cura do corpo, como a acumputura, a Yoga e a hipnose, sejam técnicas voltadas às questões espirituais, como meditações transcendetais, filosofias seicho-no-iê e cientologia, ou sejam métodos utilizados para adivinhação do presente ou do futuro como cartas, astrologia e outras.
 
Devemos entender como feitiçaria, não apenas os métodos utlizados para causar mal a outras pessoas ou mesmo para se livrar de um mal causado por outrem. Devemos entender como feitiçaria toda e qualquer técnica que se utiliza como meio de atrair os favores divinos – os milagres, diferentes do que a Bíblia Sagrada ensina. Sal grosso, folha de arruda, pé-de-coelho, fitinha vermelha no braço, vale do sal, oração contrária e tantos outros encantamentos antigamente utilizados por religiões pagãs, mas que hoje são muitíssimo conhecidos no meio evangélico, especialmente nas igrejas neo-pentecostais.
 
AVAREZA – Apego desordenado que faz a pessoa buscar o dinheiro como um fim. Em Colossenses 3:5  e em Efesios 5:5 Paulo relaciona a avareza à idolatria. Jesus chamou o dinheiro de “outro deus” – Mt 6:24 . Aquele que se apega ao dinheiro e em função disto atropela valores, família, chamada ministerial, o culto, a doração, a amizade e tantos outros bens, é idólatra. Eu costumo dizer que há pessoas que são tão pobres que a única coisa que possuem é o dinheiro.
 
 
 
 
Fontes Consultadas:
 
http://www.estudosdabiblia.net/a11_5.htm
 
http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=11250
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *