Quantas são as Obras da Carne?

Compartilhe

 

AS OBRAS DA CARNE
Quantas são as atitudes pecaminosas que merecem ser chamadas de OBRAS DA CARNE?


Gl 5.19 – Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia,
 
Gl 5.20 – Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
 
Gl 5.21 – Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
 
Neste texto, Paulo relacionou 16 atitudes pecaminosas, as quais ele chamou de obras da carne. No versículo 21 ele disse que há “coisas semelhantes a estas”. Quais sãos as atitudes pecaminosas que se assemelham a estas e que podem ser chamadas, também, de obras da carne?
 
Ef 5.3 – Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos;
Ef 5.4 – Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças.
 
Ef 5.5 – Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
 
Portanto, o número cresceu aqui, de 16 para 21, uma vez que avareza, torpeza, parvoíce, chocarrice  e devassidão não haviam sido citadas na lista de Gálatas.

Em Apocalipse há mais uma pequena lista. Vejamos:

Ap 22.15 – Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.

Agora, a lista cresceu para 23, uma vez que foi relacionada mais uma atitude pecaminosa, a mentira e um comportamento que merece um estudo à parte – cães.

Mas, esta lista é crescente. O próprio Jesus foi quem gerou a idéia de se relacionar as atitudes pecaminosas, que Paulo chama de obras da carne.
 
Mc 7.21 – Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios,
 
Mc 7.22 – Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.
 
Mc 7.23 – Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.
 
A lista precisa ser revista. Agora são acrescentadas mais 08 atitudes pecaminosas presentes na natureza carnal do homem – maus pensamentos, adultérios, furtos, falsos testemunhos, maldade, engano, blasfêmias, soberba e loucura. Portanto, já temos uma lista com 31 atitudes pecaminosas que podem ser chamadas de obras da carne.

Será que acabou?

1Co 5.1 – GERALMENTE se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai.

De 31, a lista pula para 33. Aqui são acrescentadas duas atitudes não vistas antes: fornicação e incesto. Vamos completar logo esta lista.

1Co 5.11 – Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.

Maldizente – é a nova palavra que aparece neste texto, perfazendo 34 atitudes pecaminosas que serão objeto de estudo a partir deste momento.
 
Temos outra lista em 1 Coríntios 6.9-10:
 
1Co 6.9 – Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,
1Co 6.10 – nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
 
Injustos, efeminados e sodomitas. Mais 3 diferentes obras da carneaparecem neste texto. São, agora, 37 obras da carne.
 
Para  fechar a lista, encontramos em Efésios 4, mais três atitudes pecaminosas que ainda não haviam sido listadas, a saber: amargura, gritaria e malícia. Portanto, temos umnúmero redondo: 40 obras da carne
 
Ef 4.31 – Toda a amargura, e ira, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós.

 

Em resumo, e para fins de estudo, temos:
 
adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, avareza, torpezas, parvoíces, chocarrices, devassidão, cães, mentira, maus pensamentos, furtos, maldades, engano, blasfêmia, soberba, loucura, fornicação, incesto, maldizente, injustos, efeminados, sodomia, amargura, gritaria e malícia.

No próximo texto, começaremos a analisar cada um desses comportamentos e procuraremos entender porque os que fazem e praticam tais coisas não herdarão o Reino de Deus.

Em Cristo, Sandoval Juliano – O Presbítero – 27.07.2011

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *