Eliminando os Radicais Livres da Vida Espiritual

Compartilhe

           

“Porque naquele dia se fará expiação por vós, para purificar-vos; e sereis purificados de todos os vossos pecados perante o SENHOR”.

Levítico 16:30

Os radicais livres, na linguagem médico-científica, são moléculas que formam resíduos acumulando-se sobre as células, em todo o nosso organismo, e que, em contato com o oxigênio transportado pela corrente sanguínea, oxidam. As próprias células produzem este resíduo no processo metabólico, no momento em que elas convertem os nutrientes encontrados nos alimentos em energia. O processo metabólico não é o único responsável pela formação dos radicais livres. Existem fatores externos, como o cigarro, a gordura animal e a poluição atmosférica, dentre outros, que também contribuem para a formação dessa “camada de sujeira” ou “ferrugem” sobre as células do nosso corpo.

Por causa da oxidação, os radicais livres podem danificar as células sadias do nosso corpo e com isso propiciar o aparecimento de várias doenças em nosso organismo. As doenças degenerativas, tais como doença de Alzheimer, doença de Parkinson, câncer, hipertensão, aterosclerose, lúpus eritematoso sistêmicos, AIDS, fibrose cística e artrite reumatoide, são, geralmente, causadas pela influência dos radicais livres que alteram a predisposição das células por eles afetadas.

O próprio organismo trabalha na eliminação desses radicais livres, produzindo enzimas protetoras que reparam 99% dos danos causados pela oxidação.

No entanto, nós precisamos fornecer ao organismo elementos que o auxiliem na produção dos enzimas que eliminam os excessos de radicais livres. A vitamina C, por exemplo, é um conservante natural que impede a oxidação sobre a superfície das células, uma vez que ela doa elétrons para os radicais livres, estabilizando essas moléculas que por natureza são instáveis.

O melhor método de prevenção é através de alimentação rica em antioxidantes. Certos minerais como o Zinco, Cobre e Selênio agem como antioxidantes, pois saciam a voracidade dos radicais. A vitamina E, lipossolúvel, age diretamente nas membranas da célula, inibindo a reação em cadeia da oxidação das gorduras solúveis.

Os cientistas procuram combater os radicais livres através de remédios e tratamentos como a geneterapia. Sabe-se, porém, que o combate mais eficaz se dá através de uma dieta balanceada e rica em frutas que contenham as vitaminas acima elencadas. Todavia, há  uma forma bastante simples de se combater a formação dessas “placas” – a ingestão de água. Recomenda-se beber dois litros de água por dia.

A água no organismo, além da função vital de hidratação, funciona também, como uma espécie de solvente natural. Sabe-se que a água é utilizada em reações químicas no interior das células de organismos vivos.

Desta forma, ao ingerirmos água, estamos dotando nosso organismo de um recurso natural, extremamente poderoso, para o combate aos radicais livres. A água promove o processo de dexintoxicação das células, liberando-as para respirar e realizar as funções para as quais estão destinadas.

OS RADICAIS LIVRES NA VIDA ESPIRITUAL

Trazendo este tema para a vida espiritual, observamos que assim como no nosso organismo físico, o nosso “homem interior” – Rm 7:22 , também pode sofrer com este mesmo mal. Vimos que tanto pelo processo metabólico quanto por fatores externos, os radicais livres podem se formar.

Quais são, na vida espiritual, os fatores geradores de radicais livres?

> O desgaste pelas atividades religiosas – 2Co 12:15 ;

> Os ataques à nossa fé – Ef 6:16 ;

> Os conflitos constantes entre a carne e o espírito – Gl 5:17 .

> Os problemas causados pelos falsos irmãos – 2Co 11:26 ;

> As investidas diretas de Satanás – Lc 22:31 ; 2Co 12:7 ; 1Ts 2:18 .

O quê, na vida espiritual, pode ser comparado aos Radicais Livres?

“PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta”. – Hebreus 12:1

> EmbaraçoO embaraço é tudo o que nos atrapalha e que nos impede de prosseguir. Quantas coisas têm embaraçado nossa vida espiritual e nos impedido de avançar no nosso relacionamento com Deus e na realização de Sua obra – Gl 5:7 . Não se trata de grandes impecilhos, mas, em geral, os embaraços são coisas pequenas, com as quais nos distraímos. Poderíamos listar uma série de coisas que servem de embaraço para nossa vida espiritual, tais como: Religiosidade, vaidade, amizade com o mundo, ociosidade, hobby’s, o lazer. Veja que nenhuma dessas coisas constitui aquilo que a Bíblia chama de pecado, mas todas elas, podem impedir que avancemos – 2Tm 2:4 .

> O PecadoO pecado forma uma camada de moléculas instáveis que provoca uma espécie de “ferrugem”, uma camada de sujeira, que vai aos poucos, tirando a capacidade das células de exercerem suas funções. Aos poucos, o pecado vai gerando enfermidades espirituais e o crente vai experimentando uma degeneração em sua comunhão com Deus, uma perda de vontade de orar, um afastamento da leitura da Palavra. A princípio, o pecado gera desconforto, mas a tendência é de nos acomodarmos e acostumarmos com ele de tal maneira que não percebamos o mal que ele nos causa.

Qual o tratamento que devemos dar aos Radicais Livres da vida espiritual?

> A Palavra de Deus – Se a água é o recurso natural mais poderoso no combate à formação de placas de Radicais Livres sobre nossas células e tecidos, e a água, na linguagem bíblica é o símbolo da Palavra de Deus, então podemos afirmar que o mais eficiente resurso espiritual que dispomos para combater os problemas espirituais é a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

A palavra de Deus é uma ferramenta que o Espírito Santo utiliza para efetuar a lavagem e a santificação. Vejam essas duas referências bíblicas:

Santificaos na verdade; a tua palavra é a verdade“. – João 17:17

“Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra” – Efésios 5:26

A Palavra de Deus, quando lida, ouvida, pregada, cantada, meditada e devidamente aplicada, promove limpeza em nosso espírito. Ela atua como água que penetra nas partículas de impurezas e as desintegra, facilitando ao organismo a eliminação destas.

> O Sangue de Jesus – A Palavra de Deus promove a desintegração da crosta de sujeira que o pecado e os embaraços causam em nosso espírito. Com isto o Espírito Santo remove a camada de radicais livres que impediam a comunhão do nosso espírito com Ele. No entanto, além desta limpeza, o Espírito Santo utiliza-se de outra ferramenta para que não apenas o pecado seja removido, mas a iniquidade, também. A iniquidade é a força pecaminosa que atua dominando nossos desejos e nos levando de volta às práticas pecaminosas. Como a larva de um mosquito que pode ficar alojada em um recipiente e depois de muitos dias, ao novo contato com a água a larva volta a se desenvolver, assim a iniquidade, que é a causa geradora do pecado, se instala em nosso ser e quando menos esperamos, o mal reaparece e nos infecta novamente.

É aí que o Espírito Santo utiliza-se do sangue de Jesus, como instrumento de purificação. O sangue de Jesus exerce em nosso ser a mesma função de um desinfetante de alto nível, capaz de esterilizar a nossa alma, que é o recipiente do espírito, elimando as larvas, bactérias, vírus, fungos, ou seja, a iniquidade.

“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado”. – 1João 1:7.                   

Não existe outra receita, não se conhece um método que pode ser utilizado em substituição à aplicação da Palavra. Somente a Palavra Deus e o sangue de Jesus Cristo podem promover a limpeza, a purificação e a santificação que necessitamos para vivermos uma vida espiritual agradável a Deus.

Em Cristo, Sandoval Juliano – O Presbítero – 15.03.2012

   

Fontes de consulta:

http://www.alessandracoelho.com.br/nutricao-estetica.htm

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/respiracao-celular/radical-livre.php

http://lqa.iqm.unicamp.br/cadernos/caderno1.pdf

http://guineveremedicina.blogspot.com/2009/10/o-poder-da-agua.html

http://www.dietacerta.com.br/noticias/8-23-.html

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-42301997000100014&script=sci_arttext

http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/agua-solvente-universal/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *