Os Sete Inimigos do Povo de Deus – Parte III

Compartilhe

                                                                                                       

Ø Êxodo 33:2 – E enviarei um anjo adiante de ti, e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus,                   

HETEUS – Eram descendentes de Hete, filho de Canaã. Esse era o povo com quem Abraão teve um contato direto quando esteve morando em Hebron. Foi deles que ele comprou a cova no Campo de Macpela para sepultar Sara sua esposa. Nesta mesma cova também Abraão e Jacó foram sepultados, anos mais tarde.

Na lista dos possuidores da terra de Canaã, os heteus sempre aparecem como sendo aqueles que seriam desapossados de suas terras para que o Povo de Deus nelas habitassem. Em função de já estarem na terra e dela serem desapossados, eles aparecem na relação de inimigos do povo de Deus.

No entanto, os heteus não eram o tipo de inimigos que declararam guerra direta contra Israel. Ao longo da história antiga do povo de Israel, encontramos os heteus sempre morando nas proximidades. Eles eram guerreiros e a história os registra com essa característica. Mas, para com Israel eles foram pacíficos, fazendo alianças e habitando em seus territórios na condição de servos, vassalos. Eles ofereciam seus serviços ao exército de Israel e em troca Israel lhes oferecia o direito de viverem em parte de suas terras e, proteção em tempos de guerras.

Ø1 Reis 9:20,21 – Quanto a todo o povo que restou dos amorreus, heteus, perizeus, heveus, e jebuseus, e que não eram dos filhos de Israel, a seus filhos, que restaram depois deles na terra, os quais os filhos de Israel não puderam destruir totalmente, Salomão os reduziu a tributo servil, até hoje.

Nessa relação de vassalagem, alguns heteus ficaram conhecidos, até mesmo como pessoas tementes a Deus e de admirável caráter como foi o caso de Urias, o esposo de Bate-seba, com quem Davi adulterou e posteriormente contraiu matrimônio.

Temos, também, além de Urias, citado por nome, Aimeleque, um dos guerreiros de Davi – 1Sm 26:6 .

Os heteus eram um povo feio, de pele amarela, estando as suas feições mongólicas fielmente reproduzidas nos seus próprios monumentos e nos do Egito. Os seus olhos eram escuros, e tinham o cabelo preto formado em rabichos. Eram pessoas acaçapadas(baixos, do pescoço enterrado) e fortes, ao contrário dos amorreus, que eram altos e de boa presença, com olhos azuis e cabelo louro. A colônia dos heteus na Palestina limitava-se a um pequeno distrito, nas montanhas de Judá: a sua força nacional existia bem longe, ao norte. O povo dos amorreus era mais antigo, e foi entre uma parte deste que se estabeleceram os heteus, unindo-se com aqueles por casamentos.

O QUE HÁ NOS HETEUS QUE SE ASSEMELHA AOS INIMIGOS ESPIRITUAIS DA IGREJA?

INFILTRAÇÃO – Os heteus tinham por característica não criarem inimizade contra Israel. Eles faziam alianças, procuravam um meio de viverem sob a proteção dos israelitas. Esta é uma estratégia que alguns dos inimigos espirituais utilizam para se infiltrarem no meio do povo de Deus. Quando percebem que não conseguem lutar contra um crente, contra um pastor, contra uma família ou contra uma igreja, eles se aproximam com sutileza para fazerem “amizade”.

O Senhor havia advertido que se o povo de Israel deixasse de destruir a alguns dos povos da terra de Canaã, eles lhes serviriam de tropeço e de espinhos em seus olhos.

Ø Números 33:55 – Mas se não lançardes fora os moradores da terra de diante de vós, então os que deixardes ficar vos serão por espinhos nos vossos olhos, e por aguilhões nas vossas virilhas, e apertar-vos-ão na terra em que habitardes, 

Foi exatamente isto que Rebeca experimentou no seu relacionamento com as três esposas que Esaú teve, uma vez que eram hetéias.

Ø Gênesis 26:34,35 – Ora, sendo Esaú da idade de quarenta anos, tomou por mulher a Judite, filha de Beeri, heteu, e a Basemate, filha de Elom, heteu. E estas foram para Isaque e Rebeca uma amargura de espírito.

Ø Gênesis 27:46 – E disse Rebeca a Isaque: Enfadada estou da minha vida, por causa das filhas de Hete; se Jacó tomar mulher das filhas de Hete, como estas são, das filhas desta terra, para que me servirá a vida?

O mesmo fato se repetiu nos dias de Salomão. A Bíblia registra que Salomão se casou com mulheres dos povos que habitavam nas proximidades de Israel, entre eles, os heteus.

Ø 1 Reis 11:1 – E O REI Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias,

Essas mulheres, por serem de povos cujos costumes eram contra a vontade de Deus, lhe perverteram o coração, levando Salomão a cometer absurdos pecados contra o Senhor.

Ø 1 Reis 11:4 – Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o SENHOR seu Deus, como o coração de Davi, seu pai,

Enquanto os FILISTEUS nos atacam, através de seus gigantes, tentando destruir nossa beleza, nossos dons e talentos, os AMORREUS, cercam nossas muralhas para roubarem nossa bênção e tirarem nossa sensação de segurança e proteção, os HETEUS, por sua vez, se infiltram em nosso meio, e silenciosamente, nos influenciam, e nos levam ao pecado.

Em Cristo, Sandoval Juliano – 26.09.2012

                                                                                

                                                                                            

Fontes de consulta:

Site: http://apologiadocristianismo.blogspot.com.br/2009/07/os-heteus-realmente-existiram.html

Site: http://esboco-sermao.blogspot.com.br/2012/04/heteus.html

Site: http://biblia.com.br/dicionario-biblico/h/heteus/

Site: http://www.webservos.com.br/gospel/estudos/estudos_show.asp?id=2579

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *