Os Sete Inimigos do Povo de Deus – Parte IV

Compartilhe

                                                                                                                                        

> Gênesis 13:7 – E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os perizeus habitavam então na terra.

Perizeus – Aldeões, ou, aqueles que habitam em aldeias. Se observarmos na lista dos filhos de Cão, apresentada em Gênesis 10, os perizeus não aparecem. Deles não se têm notícias extra-bíblicas, não há achados históricos, nem arqueológicos. Muito provavelmente não se tratava de uma raça, de um povo específico, mas de cananeus que optavam por um estilo de vida diferentes, como, por exemplo os ciganos, porque habitavam em tendas, em pequenas aldeias sem muros que os protegessem.

Os perizeus aparecem sempre na lista dos 07 inimigos primitivos dos Hebreus uma vez que eram moradores das terras de Canaã, terras essas que foram dadas por Deus a Abraão e aos seus descentes.

No entanto, não temos notícias de que tenham criado grandes problemas nem oferecido resistência à ocupação do povo de Israel. Pelo contrário, se tornaram vassalos dos judeus, servindo-os como escravos em suas fazendas e como soldados no exército israelita

> 2 Crônicas 8:7,8 – Quanto a todo o povo, que tinha ficado dos heteus, amorreus, perizeus, heveus e jebuseus, que não eram de Israel, dos seus filhos, que ficaram depois deles na terra, os quais os filhos de Israel não destruíram, Salomão os fez tributários, até ao dia de hoje. 

Depois do retorno dos judeus do cativeiro babilônico, os perizeus ainda se encontravam na Palestina e temos relatos nos livros de Esdras e Neemias, de que houve casamentos ilícitos com esse povo e isso causou grande tristeza nos líderes do povo de Deus.

> Esdras 9:1-3 – ACABADAS, pois, estas coisas, chegaram-se a mim os príncipes, dizendo: O povo de Israel, os sacerdotes e os levitas, não se têm separado dos povos destas terras, seguindo as abominações dos cananeus, dos heteus, dos perizeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos moabitas, dos egípcios, e dos amorreus. E, ouvindo eu tal coisa, rasguei as minhas vestes e o meu manto, e arranquei os cabelos da minha cabeça e da minha barba, e sentei-me atônito. 

O QUE HÁ NOS PERIZEUS QUE SE ASSEMELHA AOS INIMIGOS ESPIRITUAIS DA IGREJA?

Assim como os heteus, os perizeus parecem não incomodar, são tranquilos, não oferecem resistência, mas estão por ali, prontos para envolver nossos filhos… De vez em quando estarão causando problemas ao bom andamento da Obra de Deus, lançando tropeços diante daqueles que não têm muita firmeza na doutrina e na fé.

A ordem do Senhor era clara

> Deuteronômio 7:2-4 – E o SENHOR teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas; Nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos; Pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria.

Por causa da influência que exerciam sobre os filhos e filhas dos judeus, os Perizeus, terminavam enfraquecendo a nação de Israel na espiritualidade e na obediência às doutrinas e leis cerimoniais.

Os demônios procuram agir, em nossos dias, à semelhança dos heteus e dos perizeus, procurando de todas as formas nos afastar daquilo que pode nos deixar fortes, que são os princípios doutrinários que nos deixaram nossos pais na fé e da oração. Afastado da oração, qualquer crente fica sem unção, sem a graça, sem poder, sem força para vencer o pecado.

Portanto, os perizeus são os demônios que silenciosamente, minam nossas forças, à semelhança do besouro-serra-pau, também conhecido como cigarrinha-da-raiz. Esse besouro, deposita suas larvas na terra que está coberta por folhagem e essas larvas se alimentam da própria raiz da árvore. Além das larvas, depois de adultos eles vão serrando, literalmente e silenciosamente as raízes das árvores, sem que ninguém perceba. Em determinado momento, quando vem uma ventania, aquela árvore com tronco enorme e grosso, vem ao chão e todos ficam admirados porque não viram uma ventania tão forte assim, a ponto de arrancar uma árvore tão frondosa. Mas, é que a raiz já estava totalmente esfarelada.

É preciso que a igreja se mobilize para realizar um processo de dedetização, aplicando o inseticida necessário para que o pecado seja aniquilado, exterminado.

Com o pecado, só tem uma decisão a ser tomada…

> Deuteronômio 7:2-4 – E o SENHOR teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas; Nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos; Pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria.

Em Cristo, Sandoval Juliano – 10.10.2012

                                                                               

                                                                                                                                                                       

Fontes de consulta:

Site: http://456-bible.123-bible.com/westphal/4102.htm

Site: http://www.iremar.com.br/nomes/index.php?q=Perizeus

Site: http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200003445

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *