Os Sete Inimigos do Povo de Deus – Parte V

Compartilhe

                                                                                                                                                        

> Juízes 1:1 – E SUCEDEU, depois da morte de Josué, que os filhos de Israel perguntaram ao SENHOR, dizendo: Quem dentre nós primeiro subirá aos cananeus, para pelejar contra eles?

OS CANANEUS – Eram descendentes de Canaã, um dos filhos de Cão, filho de Noé. Canaã foi também o nome dado à terra da palestina nos tempos antigos. Todos os habitantes das terras de Canaã foram chamados de cananeus, no entanto, o povo que a Bíblia relata como um dos sete inimigos antigos de Israel, que receberam o nome de cananeus, eram os legítimos donos da terra e habitavam em cidades fortes e muradas. Canaã era a parte da palestina desejada pelos israelitas.

No tempo do êxodo, o cálice da ira de Deus já estava cheio em relação aos cananeus. O comportamento cananita que mais desagradou a Deus e que o fez determinar a exterminação daquele povo estava relacionado à religião. Os cananeus era os principais adoradores de Baal.

O culto a Baal era caracterizado pela perversão, tendo o sexo como ponto de partida. Através deste culto se difundia entre os cananeus práticas abomináveis aos olhos de Deus. Práticas essas que contrariam o Projeto Original da Criação. No texto de Levítico 18 foram observadas essas abominações, tais como:

01 – Incesto – Lv 18:6-18 ; 

02. O desrespeito ao período da purificação da mulher – Lv 18:19 ;

03. A cópula indevida ou ilegítima – Lv 18:20 ;

04. O sacrifício humano – Lv 18:21 ;

05. O homossexualismo como prática de subserviência – Lv 18:22 ;

06. Zoofilia – Lv 18:23 ;

O maior exemplo da influência do culto à Baal no comportamento da sociedade foi o que sabemos sobre Sodoma e Gomorra. Os moradores destas duas cidades, também eram cananeus.

> Gênesis 10:19 – E foi o termo dos cananeus desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza; indo para Sodoma e Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa.

Quando Balaão orientou a Balaque a oferecer suas mulheres aos israelitas, naqueles dias em que o povo de Israel estava atravessando o deserto, ficou registrado que houve uma orgia pública acompanhada de culto a Baal-Peor.

> Números 25:1-3 – E ISRAEL deteve-se em Sitim e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas. Elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses. Juntando-se, pois, Israel a Baal-Peor, a ira do SENHOR se acendeu contra Israel.

O erotismo era o ponto alto da religião dos cananeus. Os altares construídos para os sacrifícios a Baal eram construídos no formato orgão genital masculino e eram espalhados por todas as praças da cidade, onde havia um outeiro, debaixo de uma árvore frondosa.

O QUE HÁ NOS CANANEUS QUE SE ASSEMELHA AOS INIMIGOS ESPIRITUAIS DA IGREJA?

Se os deuses das nações em volta de Canaã representam para os nossos dias ações específicas de um grupo de demônios, Baal era a personificação do próprio Satanás. O nome dele tem o significado exato de “Senhor do Mundo”. Esta sempre foi a pretensão de Lúcifer, reinar, dominar, transformar a nossa galáxia no seu reinado.

> Ezequiel 28:2 – Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor DEUS: Porquanto o teu coração se elevou e disseste: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no meio dos mares;

Como Baal, o diabo continua a investir contra a dignidade da família, contra a moralidade, contra tudo o que Deus estabeleceu como conduta digna para o homem. O inimigo gosta de PERVERTER, e perverter é: corromper; desmoralizar; depravar; alterar a ordem ou o estado das coisas; transtornar; deturpar; desvirtuar; corromper; desmoralizar.

De que forma Baal age hoje contra o povo de Deus? – Tentando infiltrar no meio da igreja a sensualidade e atraindo os crentes para assistirem novelas, que são ferramentas de Baal para disseminar idéias de torpeza e perversão;

Os cananeus estão mais vivos do que nunca. Cabe a nós, povo de Deus termos cuidado, muito cuidado para não nos embaraçarmos e não nos misturarmos com eles.

Em Cristo, Sandoval Juliano – 15.10.2012

                                                                                                                                                  

Fontes de consulta:

Site: http://verdadesbiblicas.com.br/estudos/181-culto-a-baal-166

Site: http://www.vilamarpedrosa.com/2009/03/baal-peor-o-deus-dos-pecados-sexuais.html

Site: http://www.arkeotavira.com/Estudos/CultoBaalTavira.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *