Relembrando as Promessas de Deus

Compartilhe

 

Em época como esta, fim de ano, é comum ouvirmos os pregadores incentivando os seus ouvintes a reivindicarem as promessas de Deus para sua vida, a fim de que o ano que se inicia seja um ano de colheita, um ano para se tomar posse das bênçãos prometidas.

No propósito de incentivar a auto-estima e de despertar a fé, é válido. Mas, não podemos deixar de observar que em relação às promessas de Deus há alguns detalhes que são imprescindíveis de saber.

1º – As promessas de Deus estão atreladas a uma condição: Elas só se aplicam àqueles que trilham os caminhos da obediência. É só lermos Deuteronômio 28 que entenderemos que o Senhor estabeleceu um trilho por onde devemos caminhar para recebermos dele todas as suas bênçãos. Leia Dt 28:1 . Se eu não andar nos trilhos da obediência em alguma área da minha vida, não adianta vestir roupas brancas para o reveilon, dar três brados de vitória, colocar a mão no ombro de quem está do meu lado e profetizar na vida do meu irmão, e muito menos reivindicar o cumprimento de alguma promessa. Será inútil. Deus não se deixa levar por momentos de emoção e nem está sujeito ao que os pregadores dizem que não esteja de acordo às Escrituras;

2º –  As promessas de Deus se cumprirão no Kairós. Não é a força da nossa reivindicação, nem nossas reuniões proféticas que farão Deus se apressar em cumprir o que Ele prometeu – At 7:17 .

3º – Não é tudo o que achamos que temos direito que Deus terá que fazer como se Ele tivesse prometido. Falamos tanto em promessas de Deus, mas nos esquecemos que nos perguntar: Quando foi mesmo que Deus me fez esta promessa que eu vivo afirmando que estou esperando pelo seu cuprimento? – Deus não tem compromisso com a palavra que não saiu da boca dEle – Jr 14:13 ; Jr 14:14 ;

dito isto, gostaríamos de relembrar as promessas que Deus tem ao seu povo e que se aplicam a todo o povo de Deus em qualquer época da história:

I – PROMESSAS DE DEUS PARA A VIDA MATERIAL/FINANCEIRA

          1.  Salmos 112:1-3 – LOUVAI ao SENHOR. Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR, que em seus mandamentos tem grande prazer. A sua semente será poderosa na terra; a geração dos retos será abençoada. Prosperidade e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre”.

           2. Eclasiastes 5:19 – “E a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus”.

          3.  Deuteronômio 28:1-13.

II – PROMESSAS DE DEUS EM RELAÇÃO A NOSSA SAÚDE

          1. Êxodo 15:26 –E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara”.

          2.  Salmos 103:3 – “Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidades”. 

III – PROMESSAS DE DEUS EM RELAÇÃO À NOSSA VIDA SENTIMENTAL 

          1. Provérbios 18:22 – “Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do SENHOR”.

         2. Provérbios 19:14 – “A casa e os bens são herança dos pais; porém do SENHOR vem a esposa prudente”.         

         3. Eclesiastes 9:9 – Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol”.

          4. Provérbios 5:18 – “Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade”.

IV – PROMESSAS DE DEUS PARA NOSSA FAMÍLIA

          1. Salmos 128:1-6.

          2. Salmos 144:12 – “Para que nossos filhos sejam como plantas crescidas na sua mocidade; para que as nossas filhas sejam como pedras de esquina lavradas à moda de palácio”;

          3. Atos 16:31 – “E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa”.

         4. Isaías 32:18 – E o meu povo habitará em morada de paz, e em moradas bem seguras, e em lugares quietos de descanso”.

V – PROMESSAS DE DEUS PARA NOSSO MINISTÉRIO

          1. Êxodo 4:11,12 – E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar”.

          2. Isaías 51:16 – E ponho as minhas palavras na tua boca, e te cubro com a sombra da minha mão; para plantar os céus, e para fundar a terra, e para dizer a Sião: Tu és o meu povo”.

          3. Isaías 45:2,3 – Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro. Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome”.

VI – PROMESSAS DE DEUS PARA NOSSA VIDA CRISTÃ

          1. Jeremias 31:1-14.

          2. Isaías 12:3 – E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação”.

          3. Isaías 41:1-20.

 Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós.

Em Cristo, Feliz ano novo e que trilhemos nos trilhos da obediência para que todas as promessas de Deus se cumpram em nossa vida! -Pb. Sandoval Juliano – 29.12.2010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *