3 Efeitos da Graça Sobre Nossa Vida

Compartilhe

 

                                                                                                    “E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele”. – Lucas 2:40.

A Palavra GRAÇA, ao longo do texto bíblico, assume significados diferentes, quando aplicada em situações distintas. No sentido primário, graça é dom, é presente, é favor imerecido – Rm 3:24 . No sentido mais abrangente, graça é a disposição de Deus para perdoar os pecadores arrependidos. Em se referindo à salvação e às bençãos que a acompanham, o termo grego que se usa é charis, de onde se originou charizomai, que significa: “Dar livremente por graça”. –  At 15:11 . Ef 2:8 . Rm 11:6 .

“Graça é a disposição de Deus para perdoar

os pecadores arrependidos! “

Todavia, graça, não é apenas o ato de doação de Deus. Graça é , também, a ação poderosa e permanente de Deus, através do Seu Espírito Santo, para que possamos viver e desfrutar tudo o o que Deus nos deu de graça.

Se é ação, significa que a graça não é passiva, pelo contrário, temos observado em nossa experiência diária, que a graça de Deus é ativa. Em 1Co 15:10 . Vimos a graça agindo em nós e por nós. Na vida de Jesus, todos os textos que mencionam a graça a mencionam em ação. Veja: – Lc 2:52 . Sl 45:2 . Lc 4:22 . Jo 1:14 . Jo 1:17 .

Tudo o que age, causa efeito – Na referência bíblica que inicia este texto, diz que a graça de Deus estava sobre o menino Jesus, de forma que Ele crescia e se fortalecia em espírito. A graça não está sobre nós apenas como um líquido lustral, como que deslizando sobre uma superfície plástica. Ela está sobre nós, causando, agindo, operando. E é aqui que queremos nos deter. Queremos falar sobre 3 efeitos da graça de Deus sobre nossa vida:

 

I A GRAÇA DE DEUS NOS BLINDA DE TODAS AS PALAVRAS NEGATIVAS QUE LANÇAM CONTRA NÓS.

          1. Jesus foi alvo de palavras negativas, preconceituosas – Jo 1:46 ;

          2. Palavras negativas são “dardos inflamados do maligno” para provocar em nós uma baixo alto-estima;

          3. Quantos de nós temos sido vítimas de todo tipo de pilhéria. Há alguns que são fortemente atingidos e se retraem, deixam de crescer. Há outros que, debaixo da graça de Deus, não se deixam intimidar, não reservam em seu coração espaço para mágoas, para ressentimento…

II. A GRAÇA DE DEUS NOS FAZ CRESCER

          1. “… E crescia o menino Jesus em graça…” – Lc 2:52 ;

          2. A graça de Deus fornece todos os elementos necessários para que cresçamos em Sua presença. – Jo 1:16 ;

          3.  O crescimento que acontece sem a seiva da graça, certamente não é um crescimento sadio. Logo, logo, se notam aleijumes espirituais na pessoa que busca meios alternativos para desenvolver sua vida cristã. 

III. A GRAÇA, PELA FÉ, NOS FAZ ESTAR FIRMES

          1. Quando você vê alguém completar 50 anos no evangelho, não foi outra coisa, senão a graça;

          2. Rm 5:2 ;

          3.”… havendo feito tudo, permacei firmes…” Está é a soberana vontade de Deus e a graça dEle agirá, nos fortalecendo, nos orientando, nos corrigindo, nos lapidando… Tudo isto, para que permaneçamos firmes até àquele dia – Fp 1:6 .

 

Em Cristo, Pb. Sandoval Juliano – 17.03.2011 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *