Batalha Espiritual no Nível Individual

Compartilhe

O texto bíblico que referendamos para a compreensão deste estudo bíblico é o de Mateus 4.1-11. O texto que trata da tentação a que Cristo foi submetido pela própria pessoa de Satanás, no deserto, ao fim dos 40 dias de jejum.

Aquele confronto, que se deu no nível individual, frequentemente repete-se em nossa vida cristã. Não exatamente como naquele dia, mas, de alguma forma, frequentemente, nos vemos em batalha espiritual.

Para vencer esse confronto e deixar-nos o exemplo, o Senhor Jesus teve pelo menos três atitudes estratégicas:

I. DÊ A PRIMAZIA À PALAVRA DE DEUS, SEMPRE

          1. “Que a Palavra de Cristo habite em vós, abundantemente…”

          2. Entre as ciências humanas e a Palavra, fique com a Palavra.

          3. A Palavra de Deus contém a revelação completa do que precisamos para vencer o diabo. Não vá além da Palavra e nem se baseie nos escritos de quem quer que seja. Use a Palavra e creia na eficácia dEla.

II. TENHA BOM SENSO

          1. Tenha bom senso ao interpretar a Palavra

               * Não é tudo o que está escrito que deve ser entendido e aplicado ao pé-da-letra;

               * Não é toda a Palavra, nem toda promessa que se aplica a nós, individualmente.

          2. A Palavra de Deus é LOGOS, ou pode ser RHEMA

          LOGOS – A Bíblia na sua totalidade; toda palavra que o Senhor falou e que tem caráter universal; é o que Deus fala de maneira geral.

          RHEMA – É a palavra de Deus dirigida a um indivíduo como revelação por meio do Espírito Santo; O Rhema é a aplicação do Logos de forma específica a alguém. A Palavra Rhema tem que estar sempre fundamentada na palavra logos, senão não é Rhema.

          3. Em Isaías 55.11 diz que “A palavra que sair da minha boca não voltará para mim vazia” – Mas, observe que é somente a que sair da boca de Deus.

III. RESISTA AO DIABO

          1. Não prolongue o diálogo;

           2. Não deixe que ele permaneça falando, porque falar muito é uma tática do inimigo, uma vez que a palavra dele também tem poder, visto que é acompanhada pelo espírito do engano;

           3. Não permita que ele avance.

          4. “Sujeitai-vos a Deus. Resisti ao diabo e ele fugirá de vós” – Tiago 4.7

Em Cristo, Pb. Sandoval Juliano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *