Diferença Entre Arrependimento e Remorso

Compartilhe

                                                                                                                                

Em 2 Samuel 12, do versículo 1º ao 15º há o relato do momento em que Davi é repreendido pelo profeta Natã e o consequente arrependimento demonstrado por Davi. Baseado no histórico do arrependimento de Davi, quero falar sobre:

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ARREPENDIMENTO E REMORSO

REMORSOO remorso está fundamentalmente apoiado num sentimento de pesar que a pessoa tem no momento em que cai na realidade. Momentos depois. a pessoa que tiver esse sentimento ou acaba no esquecimento ou entra num processo de depressão tal que pode até tomar uma decisão como a de Judas: o suicídio.

ARREPENDIMENTOO arrependimento é completamente diferente. Arrependimento é mudança de atitude para com o pecado. A pessoa arrependida toma imediatamente algumas atitudes com respeito ao seu ato errado:

Primeiro: Reconhece o seu erro com humildade.

Segundo: Confessa o seu erro sem tentar justificá-lo e não culpa a ninguém.

Terceiro: Passa a odiar o seu erro de tal forma que se recusa a lembrá-lo, a não ser para dar testemunho a fim de que outras pessoas venham a se beneficiar dele. Nesse último passo, ela abandona definitivamente o seu erro.

                                                                                                                         

Diferente do arrependimento, o remorso pode ser devidamente interpretado como FALSO ARREPENDIMENTO

EXEMPLOS DE PESSOAS, NA BÍBLIA, QUE TIVERAM FALSO ARREPENDIMENTO

FARAÓØ  Êxodo 9:27 – Então Faraó mandou chamar a Moisés e a Arão, e disse-lhes: Esta vez pequei; o SENHOR é justo, mas eu e o meu povo ímpios.

Ø  Êxodo 10:16 – Então Faraó se apressou a chamar a Moisés e a Arão, e disse: Pequei contra o SENHOR vosso Deus, e contra vós.

BALAÃO Ø  Números 22:34 – Então Balaão disse ao anjo do SENHOR: Pequei, porque não sabia que estavas neste caminho para te opores a mim; e agora, se parece mal aos teus olhos, voltarei.

SAULØ  1 Samuel 15:24 – Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto tenho transgredido a ordem do SENHOR e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos à sua voz.

JUDASØ  Mateus 27:4 –  Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo.

                                                                                                                                     

Por tudo isto, percebemos que existe um conceito equivocado na mente de muitas pessoas que acham que arrepender-se é uma questão de CONCORDAR COM DEUS. Essa definição, no entanto, resulta em uma mera assunção de culpa, de forma a minimizar o peso e o horror do pecado, levando a pessoa a repeti-lo.

EXEMPLOS DE PESSOAS, NA BÍBLIA, QUE DEMONSTRARAM VERDADEIRO ARREPENDIMENTO

O FILHO PRÓDIGO – Ø  Lucas 15:21 – E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.

DAVI – Salmos 51

O QUE FAZ UMA PESSOA QUE REALMENTE SE ARREPENDEU?

 

Resposta: Apresenta FRUTOS DIGNOS DE ARREPENDIMENTO

Ø  Mateus 3:5-9 – “Então, saíam a ter com ele Jerusalém, toda a Judéia e toda a circunvizinhança do Jordão; e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. Vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.”

QUAIS SÃO OS “FRUTOS DIGNOS DE ARREPENDIMENTO?

1.    TRISTEZA POR HAVER PECADO – Nós não nos arrependemos do que é certo, mas do que é errado, do que é desagradável aos olhos de Deus.

Ø  2 Coríntios 7:10 – Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.

2.    REPUGNÂNCIA PELO PECADO – Uma certa dose de auto-acusação, nos ataca tipo: “como é que eu pude fazer isto?”.

Ø  Mateus 26:75 – E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.

3.    FÉ – Esse é um passo fundamental. É preciso crer que o amor de Deus é suficiente, crer que Deus é um Deus que perdoa

  Ø  Marcos 1:15 – E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho

4.    REPARAR O DANO CAUSADO – Sabendo que fizemos uma coisa errada, cujas conseqüências podem ser revertidas, ou, no mínimo serem minimizadas, devemos nos mover e procurar reparar o dano causado. Só assim estaremos demonstrando que houve um arrependimento genuíno, terapêutico, divino, movido pelo Espírito de Deus.

  Ø  Lucas 19:8 – E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.

                                                                                                     

Em Cristo, Sandoval Juliano – 26 de novembro de 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *