Chamados, apesar da pouca força

Compartilhe

É muito comum, nos relatos bíblicos, encontrarmos homens de Deus se sentindo incapazes. Moisés, no episódio da sarça ardente, demonstrou extraordinária falta de entusiasmo para aceitar a chamada divina – Ex 4:10 ; Ex 4:13 ; Gideão se interpôs com argumentos de que Deus podia estar equivocado naquela escolha uma vez que ele era o menor, da menor família, de uma tribo que podia ser considerada a menor em Israel – Jz 6:15 ; Jeremias protestou ao chamado uma vez que se considerava novo demais para tamanha responsabilidade – Jr 1:6 ; Baraque já havia recebido a ordem de Deus mas estava estagnado, sendo necessário Débora intervir, colocando-se como companheira para que ele pudesse acreditar que Deus seria com ele – Jz 4:8 . 

Os grandes homens percebem sua pequenez e inadequação, ao serem chamados pelo Senhor para realizarem uma grande tarefa. Contudo, a chamada divina nunca vem só, é sempre acompanhada pela provisão divina.

Para Moisés Deus levantou companheiros como Aarão e Josué; a Gideão Deus deu experiências e sinais que lhe serviram de forte entusiasmo para encarar os midianitas; a Jeremias Deus deu visões e muita coragem para pregar em tempos difíceis; a Baraque Deus deu a companhia de Débora, a valente serva do Senhor.

Quando o apóstolo Paulo discorria sobre este tema, asseverou: “Não que por nós sejamos capazes de pensar alguma coisa como se partisse de nós. Pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, o qual nos habilitou para sermos ministros…” – 2 Coríntios 3:5,6.

Portanto, a todos os companheiros de ministério, ao lerem este pequeno texto, desejo-lhes que sejam renovados no Senhor e na força do seu poder e que nunca deixem de crer que o Senhor suprirá, em glória, todas as nossas necessidades, perante Sua obra.

Em Cristo, Sandoval Juliano – 08 de maio de 2013.

Fontes de consulta:

Livro: Juízes e Rute – Introdução e Comentário – Editora Vida Nova – Pg. 84.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *